Auditoria Digital SPED

O que é a auditoria SPED?

Auditoria SPED é o processo de analisar os documentos fiscais da sua empresa, para verificar se eles estão adequados, antes da transmissão da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ao Fisco. A auditoria funciona como uma avaliação da forma e conteúdo do arquivo, para notar se não há erros, falta de informações ou inconsistências, impedindo que a empresa tenha problemas na hora da entrega do EFD, ou até mesmo futuramente, em uma fiscalização.

 

Qual é a importância?

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um dos países que mais exigem horas de uma empresa, para a realização da conformidade fiscal. Muitas vezes a equipe contábil está envolvida com a “execução” das escriturações contábil e fiscal, e sobra pouco ou nenhum tempo para realizar uma análise mais detalhada sobre “o quê” se está informando ao Fisco.

 

Além disso, manter um alto nível de conformidade fiscal no SPED exige também um significativo conhecimento de gestão da informação fiscal. Este conhecimento envolve desde a manutenção de cadastros otimizados até a parametrização correta dos eventos fiscais. E muitas vezes, a realidade da empresa brasileira é a de que é muito difícil captar e manter uma mão de obra com o conhecimento necessário para a realização desta atividade com excelência.

 

Como ela funciona?

As informações que verificamos na auditoria SPED são:

  • impostos (IPI e ICMS) apurados, a pagar, e possíveis créditos fiscais;

  • notas fiscais relacionadas ao IPI e ICMS;

  • cadastros de produtos, consumidores e fornecedores;

  • processos produtivos e particularidades como fichas técnicas, quantidades de insumos e subprodutos;

  • controle de crédito de ICMS CIAP (Controle de Crédito de ICMS);

  • estoques.

 

Como podemos lhe ajudar?

Nossos especialistas irão analisar os seus arquivos SPED antes da transmissão, confrontando-os com os documentos fiscais do período, e realizando cruzamentos entre os arquivos SPED buscando inconsistências e incorreções.

Caso seja identificada alguma inconsistência no arquivo, recomendamos as correções necessárias, ou, em outros casos, nós mesmos efetuamos as correções diretamente no ERP do cliente.

 

Conte conosco para melhorar a qualidade da sua informação para o Fisco.