Parametrização Fiscal de Sistemas ERP

O que é a parametrização de ERP?

Para atender a conformidade fiscal, não basta conhecer as regras fiscais, é preciso também transferir esse conhecimento para o sistema de gestão (ERP).


Muitas vezes a Empresa tem um bom conhecimento sobre o perfil fiscal de seus produtos e/ou serviços, mas encontra dificuldades na hora de parametrizar o ERP.


Esta dificuldade é até compreensível, pois além do usuário da informação fiscal normalmente não ter muita intimidade com o ambiente sistêmico, às vezes é preciso “entrar na cabeça” do desenvolvedor do sistema, para entender “como” ele enxerga o ciclo fiscal dentro do sistema que ele desenvolveu.


Qual é a importância?

A correta parametrização do sistema de gestão (ERP) é crucial para garantir que os arquivos do SPED sejam gerados com as informações adequadas.


Se é o seu sistema de gestão que vai gerar os arquivos SPED, qualquer erro de parametrização pode ocasionar imprecisão na informação prestada.

Esta imprecisão pode ter duas consequências diretas: 1) ocasionar notificações e/ou autuações, e 2) comprometer sua qualificação de risco junto ao fisco, aumentando a probabilidade de sua Empresa cair na malha fiscal.


Como ela funciona?

As informações que verificamos na parametrização do ERP são:

  • Revisão cadastral de todos os itens em estoque, buscando inconsistências, duplicidades, incorreções etc.;

  • Revisão cadastral dos serviços prestados em sua Empresa, garantindo que sejam utilizadas as informações fiscais corretas na emissão dos documentos fiscais;

  • Revisão dos parâmetros envolvendo os eventos fiscais de sua Empresa (notas fiscais de entrada e notas fiscais de saída);


Como podemos lhe ajudar?

Nós, da Ninja do SPED, possuímos uma equipe especializada em duas áreas-chave para montar esse quebra-cabeça. Nossos especialistas são: Analistas de Sistemas e Contadores com larga experiência na área contábil/fiscal.


Ao unir essas duas competências na equipe de trabalho, temos todo o conhecimento necessário para harmonizar seu sistema de gestão (ERP) à sua realidade fiscal.