PERGUNTAS FREQUENTES

COMO FUNCIONAM OS PLANOS PREVENTIVOS?

Mensalmente sua equipe interna gera os arquivos SPED (EFD-ICMS/IPI e EFD-Contribuições) e nos envia. A partir daí, nossa equipe de especialistas realiza as Auditorias preventivas. Depois de realizadas as Auditorias preventivas, nós lhe encaminhamos um relatório com as inconsistências identificadas, para que sejam corrigidas no seu sistema de gestão (ERP).

VOCÊS TAMBÉM FAZEM AUDITORIAS CORRETIVAS?

Sim! Além de fazer um trabalho preventivo, ANTES do envio dos arquivos SPED ao Fisco, nós também realizamos Auditorias Corretivas. Neste tipo de Auditoria, normalmente os arquivos SPED já foram enviados ao Fisco, e, caso sejam identificadas incorreções e/ou inconsistências, se faz necessário que eles sejam retificados.

QUANTAS VEZES OS ARQUIVOS SÃO AUDITADOS?

Nossos planos de Auditoria preveem até duas auditorias por arquivo de cada competência. Caso haja a necessidade de auditar um arquivo mais vezes, deverá ser solicitada uma nova proposta. Este limite se faz necessário para otimizar o processo de correção das inconsistências identificadas, e evita o vai e vem de arquivos com os mesmos problemas.

POR QUANTO TEMPO DEVO GUARDAR MEUS REGISTROS FISCAIS?

A resposta clássica para esta pergunta é: 5 anos! Mas, nós entendemos que, de maneira conservadora, é interessante você manter os registros fiscais pelo período mínimo de 10 anos, e armazenados na nuvem, para evitar problemas de perda de arquivos.